Elementos Alquímicos: Formação e Reações (repost)

“Prosseguindo na declaração de sua vontade, disse o Senhor dos senhores: A Terra fará brotar uma erva vegetativa e, produzindo um germe inato, uma substância frutuosa, dará seu próprio fruto, segundo sua espécie, e possuirá em si mesma seu poder germinativo; e assim foi feito.”

Nesse pequeno versículo Deus começa a dar os primeiros passos na criação do mundo como o conhecemos. Essa passagem teria surgido durante o terceiro dia da criação, quando Deus fez os campos verdes e as frutas para que delas o homem pudesse aproveitar. Segundo a ordem dos fatos, a criação do mundo pode ser posta numa linha cronológica correlacionada aos elementos que foram utilizados durante o período de criação, fazendo um paralelo assim com os dias da semana e o ciclo elemental, dessa forma:

Fogo (1º dia): Criação da luz

Água(2º dia): Fermentação das águas e sua divisão

Terra (3º dia): Formação da terra, vegetais e dos animais

Ar (4ª dia): Criação do vento e da brisa e dos pássaros

Fogo(5º dia): Formação do sol

Água (6º dia): Criação dos seres aquáticos

Terra (7º dia): Criação do homemPela teoria hermética, na origem primordial das coisas o caos tomava conta de tudo aquilo que jazia no universo,e todas as coisas era uma só, uma matriz ou a matéria cósmica, que permanecia estática até que a luz aparecer e remexer todos os átomos, dando vida a essa forma, que lentamente foi se dividindo e se modificando ao se encontrar com outros pedaços de matéria cósmica soltos ou mesmo com a própria luz.Essa luz é o fogo, ardente, seco, masculino, puro e forte. É a partícula divina que ao se encontrar com a água, torna-se enxofre, o enxofre dos alquimistas.

Essa água é um caos espermático, cálido, fêmea, úmido, lodoso, impuro. O mercúrio dos alquimistas.

A ação desses dois princípios ativos no Céu constitui o bom princípio: a luz que da a vida, o calor. Enquanto a mesma ação, na Terra, constitui o mau princípio: a obscuridade, o frio a putrefação e a morte.

Sozinho, o fogo puro sobre a Terra se converte em grande Limbo o Misterium Magnum de Paracelso, tornando a terra caótica e improdutiva, como uma lua com água mercurial.

Ao mesmo passo, a água pura e celeste passa a ser uma matriz depois de devidamente decantada, fria e seca…terrestre, o Sal dos Alquimistas.

Dessa maneira, somos capazes de visualizar os três estados da matéria física visível, seu nascimento caótico, sua fermentação e mistura e por fim sua putrefação. Logo em seguida, vemos a sublimação dos elementos justamente em seu último estágio.
Conseguimos registrar o transcurso dos três elementos físico-visíveis universais, reconhece-los facilmente e coordenar todas essas noções estabelecendo assim uma analogia lida segundo o triângulo pitagórico.

Esses são os princípios atuantes nos três mundos segundo o hermetismo: No Céu, a centelha divina, ou o fogo, fecunda a água caótica que é a luz criada ou a alma dos corpos, enquanto no segundo mundo essa mesma água agora ígnea, contém o enxofre da vida e assim fecunda a água intermédia e esse vapor viscoso se torna o espírito dos corpos. No terceiro e último mundo, o fogo Elemental ou o fogo puro, fecunda o éter ígneo, uma terra andrógina, primeiro sólido e depois misto fecundado.

Conclusão: Cada criatura é formada pela ação de três fenômenos que ocorrem simultaneamente em planos separados causando assim um tipo de explosão que resulta num novo ser. Esses fenômenos ocorrem respectivamente no céu empírico, no céu zodiacal e no planeta natal da criatura em questão.

Do céu empírico, obtemos a Anima Mundi e a Matéria Mundi, ou o corpo físico e o corpo astral.

Do céu zodiacal, obtemos a vida em si e a alma, provenientes das misturas e reações do enxofre da vida, do mercúrio intelectual, do eter vitae e do sal da vida.

Por fim, do planeta nativo se extrai o fogo Elemental e o ar Elemental essenciais para a colisão e reorganização dos átomos em seus devidos lugares, obtendo assim a existência terrena propriamente dita.


GOSTOU DESSE CONTEÚDO? QUER VER MAIS SOBRE ISSO OU SOBRE UM ASSUNTO DE SUA ESCOLHA? SEJA UM APOIADOR DO PORTAL E VEJA AS VANTAGENS, CLIQUE NO LINK PARA SABER MAIS

VOCÊ TAMBÉM PODE APLAUDIR ESSA MATÉRIA FAZENDO UM PIX PARA: IMPERIUMFORTUNA@GMAIL.COM

O que achou da postagem?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Related Articles

Elementos

Quando falamos da Natureza, inevitavelmente identificamos os quatro elementos como parte integrante da sua estrutura, não só do próprio planeta, mas também como reflexo dos…

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *