PETASUM CORVUS - setembro 29, 2022

Criaturas domésticas, ancestrais e fadas pt-2

Olá queridos, aqui é a Tamara da Petasum Corvus e neste post , vou continuar a explicar sobre os Deuses e Espíritos domésticos de acordo com a antiga tradição na Europa.

Onde os Espíritos residiam e o que eles faziam

Havia muitos, muitos nomes para espíritos domésticos, que variam por país, região e até a família. Eles também tinham títulos diferentes dependendo de onde residiam na casa. Alguns espíritos domésticos permaneciam nas soleiras (portas, janelas, chaminés), enquanto alguns viviam sob a lareira. Espíritos malignos ocupavam os cantos da casa, então as pessoas queimavam ervas em cada canto para limpar o espaço. Mas o que um espírito doméstico fez? Os espíritos domésticos protegiam, curavam e traziam abundância para a família. Eles também ajudavam nas tarefas domésticas.

Os ancestrais como espíritos domésticos

As pessoas modernas não honram nossos ancestrais como fazíamos antes. Nossos ancestrais acreditavam em honrar seus ancestrais. Existem certas religiões hoje que ainda se concentram na adoração aos ancestrais; no entanto, isso ocorre principalmente em lugares da Ásia, Europa e da África. Nas Américas, não há muitas pessoas incorporando crenças ancestrais à vida diária. Mas o que os ancestrais têm a ver com os espíritos domésticos? Nossos ancestrais acreditavam que os espíritos domésticos podiam ser ancestrais; isso era especialmente verdadeiro se o lar fosse transmitido pela família. Se um ancestral construiu, viveu e morreu dentro de uma casa, ele a protegia e seus descendentes mesmo após a morte. Naquela época, os santuários e altares dos ancestrais eram construídos ao redor da casa para homenagear os espíritos dos ancestrais. No norte e no leste da Europa, um lugar à mesa de jantar era criado para os espíritos da casa desfrutarem de ofertas de comida e bebida. Se os ancestrais não fossem homenageados, eles iriam embora ou se tornariam fantasmas raivosos.

Fadas como espíritos domésticos

Na Europa, certos tipos de fadas também eram espíritos domésticos. Na Escócia, o brownie era um homem pequeno que vivia e trabalhava na casa à noite. Ele ajudava a dona da casa nas tarefas pendentes, desde que ela fosse trabalhadora e pura de coração. O Brownie mudava para a forma de um galo para alertar a família que ele estava indo para a cama e que era sua hora de se levantar e brilhar. Nunca ofereça uma roupa a um Brownie de presente – ela sairá de sua casa para sempre! Os pequeninos raramente se revelavam para a família. Às vezes, as fadas da casa apareciam como uma criança ou um homenzinho, às vezes como um adulto ruivo. Novamente, dependendo da família, o espírito doméstico assumia formas diferentes – até mesmo de animais ou coisas como uma chaleira ou um atiçador de fogo.

Elfos domésticos e outros diabinhos

Você já viu os filmes de Harry Potter? Dobby e Criatura são elfos domésticos que servem aos senhores de antigas famílias mágicas. JK Rowling usou contos populares como inspiração para sua série de livros. E sim, quando Harry Potter dá uma meia para Dobby, Dobby é libertado da servidão à casa Malfoy. O Monaciello na Itália é conhecido como o “pequeno monge”. Ele se parece com o leprechaun irlandês, mas não zela por um pote de ouro. Seu trabalho é proteger a adega da família. O monaciello às vezes se embebeda com o vinho da família. Não o irrite ou todo o seu estoque vai estragar ou derramar! Sprites e diabetes são outras fadas domésticas. Alguns dizem que essas fadas domésticas eram na verdade demônios ou familiares disfarçados.

Para onde foram os espíritos domésticos?

Para onde foram todos esses espíritos domésticos? A maioria das pessoas não acredita mais em espíritos domésticos. Descrença = desaparecimento. Outro problema é a industrialização. Quando as coisas estavam selvagens, os espíritos abundavam. Agora vivemos em caixas feitas pelo homem em áreas urbanas onde as árvores são cortadas diariamente. Os espíritos da natureza partem quando seu habitat é destruído.
As casas são com mais materiais sintéticos, ou seja, menos madeiras e pedras naturais, o que leva a menos espíritos naturais habitando nossas casas. Além disso, vivemos em novas casas que não foram transmitidas de geração em geração, então não há história ancestral e nenhum espírito doméstico sendo transmitido. Quando acreditamos e cuidamos da natureza, atraímos espíritos da natureza e deuses domésticos.


O DEBATE CONTINUA NO GRUPO DO WHATSAPP E NO DISCORD

GOSTOU DESSE CONTEÚDO? QUER VER MAIS SOBRE ISSO OU SOBRE UM ASSUNTO DE SUA ESCOLHA? SEJA UM APOIADOR DO PORTAL E VEJA AS VANTAGENS, CLIQUE NO LINK PARA SABER MAIS

VOCÊ TAMBÉM PODE APLAUDIR ESSA MATÉRIA FAZENDO UM PIX PARA: IMPERIUMFORTUNA@GMAIL.COM

O que achou da postagem?