TEOLOGIA - agosto 2, 2021

Apocalipse de Daniel (Parte 1)

Trago para vocês uma das profecias, mas enigmáticas da bíblia que já se concretizou, falando sobre toda trajetória da humanidade que ligada como o livro da Revelação.

O rei Nabucodonosor foi um grande conquistador de sua época, ganhou diversas batalhas incluindo os Assírios que dominava a Mesopotâmia durante seculos, ele também lutou com os egípcios assim estabeleceu seu reinado.

Ele dominou a pequena porem importante terra conhecida hoje como Palestina, que era uma região por onde passava as principais rotas de comércio entre Ásia e a África. Nabucodonosor também dominou Jerusalém em 605 A.C. assim fazendo escravos para si, ele selecionava os jovens mais inteligentes e de família de nobres para ser educado pela Escola Babilônica, onde poderia ser tomar a “mão do rei” em seu governo. Daniel foi um deles.

Em uma noite Nabucodonosor teve um “sonho” louco e perturbado. Então ele chamou seus conselheiros, para saber se era verdade, pediu para os magos lhe dizer seu sonho e depois revelar o significado.

“Não há mortal sobre à terra que possa revelar o que o rei exige… ninguém há que a possa revelar diante do rei, senão os deuses, e estes não moram com os homens” (2:10-11).

O rei se irou e mandou matar todos os conselheiros que não conseguisse realizar o seu pedido, pois não admitiria “conselheiros enganadores”, assim Daniel se pronuncio ao Rei dizendo que iria revelar, assim ele o fez.

O sonho do Rei…

Então Daniel disse, Deus deu esse sonho para você revelando o futuro da humanidade, esse foi o sonho do Rei. Uma estatua feita de vários elementos, ouro, prata, bronze e ferro misturando com barro. Daniel disse agora vou te revelar o significado.

Cabeça de ouro. Esse é teu reino Imperial babilônico (605 A.C.), e o seu reino vai passar vem outro reino.

Braços de Prata. Esse reino é Medo-Pérsia (331 – 168 a.C.), Ciro o general persa, tomou o imponente Império Babilônico.

Quadril de Bronze. Esse reino é Grécia (334 – 331 a.C.), nas lutas de Grânico em 334 a.C., em 333 a.C. em Arbela em 331 a.C., a Medo-Persa caiu diante de Alexandre o Grande.

Pernas de Ferro. Esse reino foi Roma (168 – 476 a.C.) Com a morte de Alexandre o Grande, que não deixou herdeiro, quem assumiu foi 4 grandes Generais de Roma, Cassandro, Seleuco, Lisímaco e Ptolomeu.

Pés Ferro com barro. Esse não sera um reino, mundial como os anteriores, esse reino será dividido entre nações, tentaram se unir por acordos, contratos até casamentos. (476 a.C.) cai o Imperial ocidental romano, que divididos entre as tribos barbaras, que se tornaram o que temos hoje os países europeus.

Bem vou terminando por aqui se não vai ficar muito extenso, essa profecia tem outras visões diferentes, também e ligada diretamente ao livro do apocalipse, que em breve vou dar continuidade.