TEMA GERAL - janeiro 12, 2021

Quem é St. Valentine”?

*História do dia dos namorados*

Em fevereiro, celebramos o Dia dos Namorados, dando flores, doces e cartões aos que amamos. Fazemos isso em homenagem a St. Valentine. Você pode estar se perguntando: “Quem é St. Valentine”?

Há idéias diferentes sobre onde ou como a celebração do Dia dos Namorados começou. O romano celebravam um festival chamado Lupercalia em 15 de fevereiro. Este festival foi realizado para evitar o perigo de lobos aos seus rebanhos e honrar seu Deus Lupercalia. Algumas pessoas pensam que o Dia dos Namorados é baseado neste festival.

Outra lenda é que St. Valentine foi um padre que serviu durante o século III, Roma. Durante esse tempo, havia um Imperador que governou Roma chamado Claudius II. O imperador Claudius II decidiu que homens solteiros eram melhores soldados do que aqueles que se casaram e proibiram o casamento para todos os jovens que serviam no seu exército. Supostamente, Valentine, decidiu que este decreto não era justo e optou por casar os casais jovens em segredo. Quando o imperador Claudius II descobriu sobre as ações de Valentine, ele o fez entrar em prisão e depois ser morto. Algumas histórias dizem que os casais jovens, que Valentine casou, entregavam flores e cartas a Valentine quando o visitaram na prisão.

Em uma versão ligeiramente diferente da lenda, Valentine era um homem preso que se apaixonou pela filha do seu carcereiro. Antes que ele fosse morto, ele usou pela primeira vez a palavra “namorado” ao seu amor quando ele escreveu uma carta e assinou “Seu namorado”. Essas palavras ainda são usadas em cartões hoje.

Talvez nunca possamos conhecer a verdadeira identidade e história do homem chamado St. Valentine, mas isso é certo … Fevereiro foi o mês escolhido para celebrar o amor há muito tempo, datando de volta à Idade Média. Na verdade, o Dia dos Namorados ocupa o segundo lugar, perdendo apenas para o Natal em número de cartões de saudação enviados.

Outra entidade famosa do Dia dos Namorados que você pode estar se conectando é Cupido (latino cupido, “desejo”). Na mitologia romana Cupido é o filho de Venus, deusa do amor. Sua contrapartida na mitologia grega é Eros, deus do amor. O Cupido é muitas vezes dito ser um garoto pernicioso que anda ferrando os deuses e os humanos com suas flechas, fazendo com que eles se apaixonem.

Tamara Morgan Berbert