Brigid, a grande deusa
Olá pessoas. Aqui é a Tamara da Petasum Corvus e vou falar um pouco sobre Brigid, a grande deusa celta. Ela era tão amada, que foi transformada em Santa durante a Cristianização da Irlanda, pois muito seria difícil acabar com seu culto.
Imbolc de novo. Salve Brigid
‘Là Fhèill Brìghde Boidheach, Cunntar Spreidh Air Mointech. Cuiear Fithueh Chon na Nide,’ Cutear Rithis Rocais ‘.
“No dia da festa de Brigud, os rebanhos são contados nos montes. O corvo vai preparar o ninho, e novamente vai subir a fumaça das fogueiras”.
Brigid ou a exaltada é uma deusa celta, de origem irlandesa. Ela é mencionada em muitos textos históricos iniciais na Irlanda como membro do Tuatha Dé Danann. Ela era conhecida como uma deusa de fogo, forja, poesia, cura, agricultura e pecuária. Na Escócia, a Breigh é a deidade espelhada em Cailleach controlando os meses de verão e a chegada da primavera está intimamente associada ao Imbolc, é o nome gaélico sendo La Fheill Bighigh. Com o advento do cristianismo, a carne deliciosa recebeu o nome de Sig no Brigid de Kildare, que está associado a St Brigid de Kildare, relacionada a cura e as fontes.
Brigid: Sobrevivência de uma deusa
Ela é a mãe natural de todas as coisas, amante e governante de todos os elementos, a progenitora inicial dos mundos, chefe dos poderes divinos, filha da rainha de tudo que está no outro mundo e do principal Deus que habita essa Terra, manifestou-se sob forma de todos os deuses e deusas.
– Lucius apuleius
Talvez uma das deusas mais complexas e contraditórias do panteão celta, Brigid pode ser vista como a figura religiosa mais poderosa em toda a história irlandesa. Muitas camadas de tradições separadas se arrumaram, tornando sua história e seu impacto complicado, mas permitindo que ela se movesse, sem esforço ao longo dos séculos. Ela conseguiu viajar intacta através de gerações, cumprindo diferentes papéis em tempos divergentes.
Ela era, e continua a ser conhecida por muitos nomes. Referido como Brigid, Brigit, Briggidda, Briganja, estou usando seu nome, Brigid, aqui. Há também muitas variações na pronúncia, todos eles corretos, mas, em minha própria mente, eu uso a pronúncia, breet.
Brigid é a patrona tradicional de cura, poesia e arte, que são todas as sabedorias práticas e inspiradoras. Como deidade solar, seus atributos são leves, inspiração e todas as habilidades associadas ao fogo. Embora ela não possa ser identificada com o sol físico, ela certamente é o benfeitora da energia da cura interna e vital.
Também conhecido como a amante do manto, ela representa a irmã ou um aspecto virgem da grande deusa. As deidades do panteão celta nunca foram abstração ou ficções, mas permanecem inseparáveis da vida diária. As fogueiras da inspiração, como demonstradas na poesia e os fogos das casas e a forja são vistos como idênticos. Não há separação entre os mundos internos e externos. A tenacidade com as quais as tradições que circundam Brigid sobreviveram, até a santa cujo a deusa foi disfarçada, claramente indica a sua importância.
O DEBATE CONTINUA NO GRUPO DO WHATSAPP E NO DISCORD
GOSTOU DESSE CONTEÚDO? QUER VER MAIS SOBRE ISSO OU SOBRE UM ASSUNTO DE SUA ESCOLHA? SEJA UM APOIADOR DO PORTAL E VEJA AS VANTAGENS, CLIQUE NO LINK PARA SABER MAIS
VOCÊ TAMBÉM PODE APLAUDIR ESSA MATÉRIA FAZENDO UM PIX PARA: IMPERIUMFORTUNA@GMAIL.COM