PETASUM CORVUS - abril 4, 2022

Eu acredito em Fadas. E vocês?

Olá queridos, Eu sou a Tamara do Pentasum Corvus e hoje vou falar um pouco do meu assunto favorito: o povo das fadas no mundo celta. Vou explicar porque você deve procurar as fadas, já que elas estão presentes na maioria das mitologias, e descobrir (quem sabe?) que talvez você seja um descendente delas.

CONCEITO DE FADAS, FAE E O SÍDHE

Os celtas chamavam de Fadas (Fae) quase todos os seres não humanos, Isto é, fadas, duendes, elfos, trolls, sereias, ondinas, demônios e até os deuses. Não há uma tradução em português para Fae, porque eles englobam muito mais do que as criaturas fofas e com asas brilhantes, mas nós chamamos de povo mágico, ou povo do Sídhe.
Os Fae estão em toda parte e não apenas para o celtas, são conhecidos por muitos nomes, mas, é claro, estão por toda a Natureza e presentes em quase todas as mitologias.
Na mitologia irlandesa temos os Tuatha De Danann como os Deuses e vemos a frase “deithe agus an-deithe” Deuses e não-deuses indicando um segundo grupo de seres ligados aos Deuses. As pessoas vêm tentando explicar quem são os an-deithe há muito tempo e há muitas teorias por aí, pessoalmente, acredito que an-deithe se refere aos daoine sidhe, os habitantes originais das colinas ocas e os que estão fortemente associados à magia. Na mitologia vemos que os Tuatha são chamados de “Cavaleiros dos Sidhe”. Agora é perfeitamente possível que “Cavaleiros dos Sidhe” e na minha opinião, faz mais sentido pensar que quando os Tuatha habitavam a Irlanda houvesse os an-deithe, os não-deuses, nos sidhe, e que os dois poderes se alinharam tanto quanto os nórdicos Aesir e Alfar parecem ter feito. Claro que isso é confuso pelo fato de que quando os Tuatha saíram da Irlanda e entraram no sidhe eles passaram a ser chamados de aos sidhe ao lado dos seres que já estavam lá (na minha opinião) de modo que algumas pessoas hoje ainda acreditam que as fadas são os Velhos Deuses diminuídos, onde eu tendo a ver os Deuses Antigos e as fadas como separados, com sobreposição. Esta confusão é adicionada pelo fato de que os deuses têm seus próprios sidhe e são conhecidos por serem ainda ativos, e os daoine sidhe, os siogai, as fadas, embora apareçam claramente no folclore como não-deuses também vivem nas colinas e são ativos no mundo. Minha opinião é que os deithe, os deuses, são os Tuatha De Danann, e os an-deithe, os não-deuses, são os seres conhecidos hoje como daoine sidhe ou fadas, e que os dois grupos estão fortemente ligados, mas mesmo assim distinto.
O nome daoine sidhe vem da crença de que esses seres habitavam dentro das colinas ocas, ou que essas colinas serviam como entradas para seu reino do Outromundo, às vezes chamado de País das Fadas ou Elfhame. Os daoine sidhe eram igualmente prováveis ​​de estarem ligados às ilhas do Outromundo, geralmente vistas no oeste, que os pescadores ocasionalmente vislumbravam na água, mas nunca conseguiam alcançar, assim como nas colinas e montes. Na tradição irlandesa, o Fae vivem na terra, no mar e no ar, sendo associado aos montes, círculos de pedra, locais aquáticos, incluindo o mar e pântanos, cavernas e estranhos redemoinhos de vento, bem como árvores específicas. Olhando para isso, talvez possamos começar a ver que o conceito irlandês do Outromundo é tão complexo quanto as crenças sobre as pessoas (um daoine eile – o Outro povo, muitas vezes referido em inglês como a Outra Multidão) que vivem dentro dela. Essas terras do Outro Mundo são descritas como sendo justas além da medida, belas, pacíficas e ricas, e muitos mortais que foram levados para o País das Fadas não queriam deixá-la até que um desejo de ver suas famílias ou antigas casas finalmente os tomasse. Geralmente, quando essas pessoas deixam o reino das Fadas, elas descobrem que centenas de anos se passaram e elas mesmas morreriam assim que tocassem a terra mortal, porque o tempo se move de maneira diferente no Outromundo.

Os daoine sidhe não estão, no entanto, limitados de forma alguma ao Outro Mundo ou à área ao redor das entradas terrenas de seu reino. Em muitas histórias, eles chegam ao nosso mundo, aparecendo até mesmo em mercados e feiras mortais. Muitas vezes eles passam despercebidos em tais lugares, a menos que alguém com a segunda visão os veja ou encontrem alguém que tenha lidado com eles anteriormente e ainda mantenha a capacidade de vê-los. Em histórias de crianças trocadas, amantes fadas que seduziram mulheres humanas e fadas que inspiram poetas e músicos.

continua na parte 2


GOSTOU DESSE CONTEÚDO? QUER VER MAIS SOBRE ISSO OU SOBRE UM ASSUNTO DE SUA ESCOLHA? SEJA UM APOIADOR DO PORTAL E VEJA AS VANTAGENS, CLIQUE NO LINK PARA SABER MAIS

VOCÊ TAMBÉM PODE APLAUDIR ESSA MATÉRIA FAZENDO UM PIX PARA: IMPERIUMFORTUNA@GMAIL.COM

  • https://stream.zeno.fm/40ht3vacd2zuv
  • https://zeno.fm/radio/imperium-fortuna/
  • RADIO IMPERIUM