Vodu, Mon Amour! (Pt.3)

Última parte da série sobre Vodu! Sim, eu não esqueci disso. Bom, aqui vamos tratar dos graus iniciáticos dentro do culto Dahomey que é o maior e o mais popular no Haiti, rito funerário e dar uma bibliografia pra galera que queira se aprofundar mais no assunto.

Assim como qualquer religião, o Vodu tem graus que basicamente delimitam quem faz o que e quem pode participar do que dentro do Hounfort. O grau básico é o de Voduísta… Que nada mais é que o sujeito que vai as festa, que se consulta, acredita e tudo mais, mas não é iniciado e nem trabalha no hounfort. Essa pessoa pode participar apenas dos rituais e cerimônias públicas e raramente incorpora (só quando o problema é TENSO mesmo).

Quando o indivíduo começa a se preparar para ser iniciado (o tal do período de dedicação dentro da wicca) ele é chamado de Housin Bossale. Nesse estágio você passa por um período de observação, pode participar de alguns rituais fechados e auxilia as entidades enquanto estão em terra. Housin significa “Noiva do Espírito” em Fon, é uma expressão usada para quem está desenvolvendo o contato com os Lwas e Orixás. Bossale significa “Cavalo Selvagem”, expressão utilizada para médiuns em desenvolvimento.  O período de observação varia de hounfort para hounfort e de pessoa para pessoa. Nesse tempo, o líder do templo pode recusar a iniciação ao candidato.

Após o tempo de observação, o candidato passa pela cerimônia do Fogo e obtém o título de Kanzo (que literalmente significa fogo). Os kanzo são equivalentes à galera que acabou de se batizar na Igreja. Na cerimônia, os Kanzo se vestem de branco e fazem parte do coro que entoa os cânticos. São também prováveis candidatos à possessão pelos Lwas. Eles podem participar da maioria dos rituais fechados e são responsáveis pela limpeza do Hounfort.

O segundo grau iniciático dentro do Vodu é o Si Puen (do francês Sur Point, ou, No Ponto). Nesse grau, o Kanzo é apadrinhado por um Lwa específico. Nesse grau, já se pode presidir os rituais e cerimônias no lugar da Mambo/do Hougan (quando se faz necessário), se tem acesso a todas as cerimônias fechadas e são aqueles que sofrem a possessão por parte dos Orixás nas festas. Um Si Puen pode inclusive abrir seu próprio Hounfort e ter seus iniciados. A esses é entrego o Asson, o chocalho sagrado símbolo do Sacerdócio Vodu.

O último grau dentro do Vodu é o Asogwe. Os sacerdotes com esse grau são considerados verdadeiros bispos dentro da religião. Sua iniciação é anunciada por todos os hounfort. Eles são a autoridade máxima dentro dos rituais, mesmo em outras casas. Um Sacerdote deve sempre prestar respeito e obediência àquele que o iniciou, ainda que tenha sido iniciado por um Si Puen e depois tenha se tornado Asogwe pelas mãos de outrem.

Essas relações são expressas dentro das cerimônias através de gestos como beijar as mãos do sacerdote ou dar um abraço em seus irmãos. Quando um Sacerdote de uma casa morre, ele tem seu funeral (chamado Desounin) assistido não só pelos filhos da casa, mas por qualquer pessoa que queira. São cerimônias públicas que duram nove dias. A cerimônia começa com um ritual católico comum e durante nove dias é feita uma vigília. A nona noite é chamada Denye Priye, “a última prece” e a partir daí se encerra a parte católica do rito.

Após o Denye Priye, os sete corpos espirituais da pessoa são separados e mandados para os locais corretos durante vários rituais. O herdeiro do Hounfort costuma ser anunciado nessa hora quando o Lwa Ancestral do Hougan ou da Mambo o possui por alguns minutos e depois se vai. Um ano e um dia após todo o procedimento, é feito o Mo Nan Dlo (Tirar o morto da água), ritual que consiste em chamar o espírito do morto através de uma bacia com água, que é coada por um lençol branco para um pote de barro chamado Govi. Esse pote é colocado no salão interno do Hounfort (Djevo).

O espírito do morto (não precisa ser necessariamente um Sacerdote, mas precisa ser pelo menos um Kanzo com muito tempo de casa) possui a escolha de retornar como um Lwa Ghede. Após o processo do Mo Nan Dlo, há um ritual onde o morto ganha um novo nome e se torna um Lwa. Não se sabe ao certo quanto tempo dura esse ritual, uma vez que é uma cerimônia fechada.

Os Lwas Ghede dessa ordem possuem sempre o título Ghede na frente dos nomes e têm mesmo sobrenome, “La Croix”. Alguns espíritos mais brincalhões possuem nome em forma de trocadilhos, piadas infames ou mesmo xingamentos,  alguns exemplos são: Ghede Gwo nan de Zozo CrekTone de la Croix (Ghede Pinto na Buceta Trovão da Cruz), Ghede Frata de la Croix (Ghede Lixo da Cruz) e assim por diante. A vasta maioria da linha de Ghede é masculina e frequentemente costumam aparecer falando obscenidades ou fazendo brincadeiras.

Bom galera, basicamente é isso. Encerramos (finalmente) aqui a nossa série sobre Vodu. Perguntas podem ser feitas nos comentários ou no ask. Ah sim! E por último e não menos importante, BIBLIOGRAFIA!
Tell My Horse: Voodoo and Life in Haiti and Jamaica
The Serpent and the Rainbow
The New Orleans Voodoo Handbook
The Voodoo Doll Spellbook: A Compendium of Ancient and Contemporary Spells and Rituals
The Voodoo Hoodoo Spellbook
Voodoo and Hoodoo: The Craft as Revealed by Traditional Practitioners
Secrets of Voodoo
Haitian Vodou: An Introduction to Haiti’s Indigenous Spiritual Tradition

 

fonte: http://parasitedeimos.blogspot.com.br/

Expresse sua reação
Like
Love
Haha
Wow
Sad
Angry

Latest articles

(PODCAST) Estou sofrendo ataque astral?

Fala galera, nesse Ocultcast falaremos um pouco sobre os sintomas que podemos estar sofrendo durante essa época complicada no mundo, será que você também...

Minha família não aceita minha religião, o que fazer?

Escrevi essa matéria pensando em pessoas que já passaram o mesmo que eu, não foi fácil, porem tudo se dá jeito menos a morte,...

(INTRODUÇÃO)  Como funcionam as runas?

​Então, alguns de vocês não parecem entender como funcionam as runas ... Ela não é um oráculo. As runas não conseguem prever o futuro, elas...

Estilo de Vida Mágico: Bruxaria Diária

Para experimentar a magia em sua vida diária, você precisa abrir espaço para ela. Todo dia pode ser mágico se você fizer uma escolha...
44,2k Seguidores
Seguir

Related articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Expresse sua reação
Like
Love
Haha
Wow
Sad
Angry