IMPERIUM FORTUNA

Conjurando...

IMPERIUM FORTUNA

Fazer Pacto

OCCULTA UMBRA - 02/03/2022

Origens da Goetia

Oioi, eu sou a Hell, e hoje vamos falar do surgimento do sistema popularmente conhecido como Goetia

Que a Goetia é um dos sistemas que mais se popularizou isso a gente já sabe, mas como surgiu? Quando?

Bom, quero deixar claro que isso não é uma verdade absoluta, é apenas parte de uma das fontes que deram base.

Sloane MS 3824

Esse escrito da imagem é uma parte do manuscrito chamado “Sloane MS 3824” que foi uma das fontes que deu origem ao Liber Officiorum Spirituum. O Liber Officiorum Spirituum é basicamente um grimório demonológico e também uma das principais fontes de estudo para a criação da obra “Pseudomonarchia Daemonum” e para “Ars Goetia” de Johann Weyer.

Pseudomonarchia Daemonum

Ars Goetia

Sendo assim, mesmo que indiretamente o manuscrito Sloane MS 3824, é uma das primeiras e principais fontes da Goetia, que foi sendo adaptada ao longo dos anos e também reescrita, assim, hoje temos os materiais teóricos mais metódicos sobre o sistema.

Além do manuscrito Sloane MS 3824, outros manuscritos foram usados como estudo e base principalmente para a Goetia de Thomas Rudd.
Os manuscritos que complementaram são:

Harley MS 6482

Harley MS 6483

 

MS 3203

Wellcome MS 3203Sloane tem uma coleção de manuscritos que cobrem diversos assuntos: medicina, alquimia, química, botânica e horticultura, exploração e viagens, matemática e história natural, magia e religião. Alguns desses manuscritos foram adquiridos após sua morte pelo Ato do Parlamento, que também estabeleceu o Museu Britânico.
Alguns dos manuscritos de Sloane formam uma das três coleções de fundação da Biblioteca Britânica.
A coleção de manuscritos médicos foi descrita como a maior já reunida por um único indivíduo, não apenas em quantidade e variedade, mas na qualidade excepcional dos itens individuais.
Não tem fonte oficial ao que diz respeito a quais são os manuscritos que se encontram na biblioteca do museu britânico e nem mesmo se os manuscritos ainda se encontram lá.

Observação: o ano do MS 3824 foi por volta de 1650, oficialmente. O que acontece é que dizem que na verdade o MS 3824 seria uma “cópia” de um manuscrito original de antes de 1500, porém que nunca foi encontrado de fato, e esse sim teria dado origem aos outros.
Resumindo, as fontes mais confiáveis são as inglesas e mesmo assim é tudo muito vago, então fica bem confuso.

Base da matéria:

• Index to the Sloane manuscripts in the British Museum by Scott, E. J. L.,
(London: British Museum, 1904)

• A Study of the Sources of the Harleian Collection of Manuscripts Preserved in the Department of Manuscripts in the British Museum (London: British Museum, 1972)

•The Diary of Humfrey Wanley, 1715–1726 (London: Bibliographical Society, 1966)

•The Goetia of Dr Rudd; Thomas Rudd, Ed. Stephen Skinner & David Rankine; 2007,


GOSTOU DESSE CONTEÚDO? QUER VER MAIS SOBRE ISSO OU SOBRE UM ASSUNTO DE SUA ESCOLHA? SEJA UM APOIADOR DO PORTAL E VEJA AS VANTAGENS, CLIQUE NO LINK PARA SABER MAIS

VOCÊ TAMBÉM PODE APLAUDIR ESSA MATÉRIA FAZENDO UM PIX PARA: IMPERIUMFORTUNA@GMAIL.COM

ORDO IMPERIUM FORTUNA É um portal de magia, ocultismo e esoterismo, trazendo material das antigas Atos Negros e Soturnas Escrituras, temos a responsabilidade de trazer apenas material de qualidade e real, desbanalizando essa arte tão sagrada.