O Sistema da Ars Goetia

E o sistema mágico de evocação e/ou invocação dos Daemons, eles são conhecidos de diversas formas sendo considerados por alguns praticantes de magia com Arquétipos e por outros como realmente entidades.

“Sabe aquela coisa de fazer um círculo pintar umas coisas e sai dali um treco”, isso como os 72 nomes de deus, por uma grande coincidência uma ironia do destino são 72 Daemons cada qual com uma área de atuação e personalidade, sobre os Daemons tem algo muito importante para dizer, alguns vãos ser mais propensos a ajudar e outros nem tanto, independente disso é importante ter respeito com essa prática!

Goetia ou “Ars Goetia”, que literalmente significa o “uivo”, mas algumas traduções trata como “feitiçaria”, o sistema é baseado na teurgia, ou seja, ele trabalha com essa questão de qualidades e desafios divinos. Normalmente quem pratica Goetia é chamado de Goeta.

A Goetia é baseada na tradição e no simbolismo judaico, cristão e islâmico, principalmente em estudos do Alcorão e textos apócrifos em especial em torno do templo de Salomão, principalmente manuscrito apócrifo conhecido como o Testamento de Salomão e justamente esse manuscrito ele seria o primeiro registro de onde essa lenda se iniciou e daria a origem posteriormente aos estudos do Alcorão principalmente da sua Surata 72 – Al Jin que trata dos gênios.

O Rei Salomão então que era a rei Israel na época, ele foi influenciado por uma graça angelical ou pelas próprias esposas deles que não eram israelitas eram estrangeiras. Essas esposas podem ter influenciado ele de forma que ele desenvolveu um sistema mágico capaz de evocar o invocar os “Arque demônios” da terra, que seria equivalente aos Arcanjos, Salomão teve uma brilhante ideia de escravizar eles para os servir, assim fazendo a construção do Templo de Salomão.

Porem ele teve um grande revés em “brincar com isso”, trouxe para ele um grande infortúnio de karma e a vida dele virou realmente inferno! Alertando o estudante desse tipo de sistema mágico até respeito por essas entidades e não agir com ingenuidade perante elas!

Apesar disso tudo isso ser atribuídas a lenda em torno do rei Salomão, o texto do livro Clavícula Salomão não tem nada a ver com Salomão da bíblia, conforme os filósofos que estudar a composição do texto ele provavelmente deve ter sido escrito ali por volta do século XII, após cristo no império bizantino, sendo o herdeiro natural do conhecimento clássico e helenístico, do que era o esoterismo grego, que bebeu nas fontes egípcias por isso o nome Daemon que vem da Grécia.

Então chegou à idade média, e a religião cristã pegava pesado em relação a demônio, que foi extremamente deturpada e considerada algo para se trabalhar com o mal. E foi só com as pesquisas de MacGregor Mathers um dos fundadores da Ordem Hermética da Aurora Dourada (Gold Dawn) que a Goetia voltou a ser o que um dia já foi. E  Matthews que descobriu, traduziu e publicou uma das maiores obras na tradição da Goetia.

Agora você deve estar se perguntando, existe alguma forma de usar a Goetia em outros cultos? A resposta é sim, você precisa entender que a Goetia é um sistema magico e não um culto, o sistema é uma ferramenta que pode ser aplicado de diversas maneiras, logo ele pode ser usado em várias categorias de credos. Os principais ritos que fazem uso desse sistema é a Demonologia e Angeologia, porém com magia moderna vimos outros cultos fazendo uso, como os de Matriz africana, Voodoo, HooDoo, Quimbanda… dentre outros.

Espero que tenha gostado dessa introdução, durante a semana teremos varias postagens para complementar essa, de outras casas, um abraço.


GOSTOU DESSE CONTEÚDO? QUER VER MAIS SOBRE ISSO OU SOBRE UM ASSUNTO DE SUA ESCOLHA? SEJA UM APOIADOR DO PORTAL E VEJA AS VANTAGENS, CLIQUE NO LINK PARA SABER MAIS

O que achou da postagem?
+1
7
+1
0
+1
1

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *