Apocalipse dos deuses

Na mitologia nórdica, o Ragnarök (que significa “Julgamento dos deuses”) é uma série de acontecimentos que culminarão no fim do mundo. O Ragnarök será a batalha final entre os deuses (Aesires e Vanires, sob a liderança de Odin) e os Jotuns, gigantes de fogo e os descendentes de Loki, seu líder. Essa batalha mortal acontecerá nas planícies chamadas Vigrid e irá devastar todos os nove mundos de Yggdrasil.

O Prelúdio do Fim

Profecias sinistras e sonhos há muito prediziam a queda do cosmos e de seus deuses e deusas junto com ele. Quando o primeiro destes eventos profetizados aconteceu – o amado deus Balder foi morto por Loki e enviado para o submundo – os deuses tiveram que enfrentar o fato de que eles já não podiam escapar de seu destino trágico. Então eles começaram a se preparar tão bem quanto poderiam. Odin tomou uma grande quantidade de tempo e cuidado, selecionando os mais hábeis guerreiros humanos para acompanhá-lo na batalha final contra os gigantes do mundo devorador. Mas, no fundo, eles sabiam que todas as suas ações desesperadas serão em vão.

Em Midgard, o reino da civilização humana, as pessoas abandonarão as suas formas tradicionais, desconsiderando os laços de parentesco, e se afundarão em guerras e maldade. Três invernos virão em seguida, sem nenhum verão no meio, numa laboriosa e devastadora estação de trevas e frigidez, que as profecias chamam de Fimbulwinter (“O Grande Inverno”).

Seguido a esses eventos, o Sol e a Lua serão engolidos pelos lobos Skoll e Hati (os responsáveis pelos eclipses segundo a mitologia nórdica), e com isso um grande terremoto irá abalar a terra, libertando Loki de sua prisão e também muitos outros. A poderosa serpente Jomungarnd emergirá do mar turbulento e engolirá as planícies de Vigrid, enquanto ela sacode a cauda, causando enormes ondas e borrifando veneno em todas as direções. O lobo Fenrir vai se libertar de suas correntes para propagar morte e destruição. Mesmo a árvore do mundo,Yggdrasil, irá tremer diante da destruição.

Um belo galo vermelho chamado Fjalar (“O que sabe tudo”), irá alertar todos os gigantes que o início do Ragnarok teve início. Ao mesmo tempo em Niflheim , outro galo vermelho (que não possui um nome no conto) avisará a todos os mortos que a guerra começou. E também em Asgard, mais um galo vermelho, este chamado Gullinkambi, avisará todos os deuses