PETASUM CORVUS - setembro 13, 2022

Ensaio sobre Feitiço e Rituais

Olá queridos, aqui é a Tamara da Pentasum Corvus e hoje vou falar um pouco sobre feitiços e rituais.

Um axioma simples a ser lembrado ao considerar a criação de feitiços é que todos os feitiços são rituais, mas nem todos os rituais são feitiços. O ritual é extremamente importante para a criação de feitiços porque nos ajuda a alcançar o estado mental correto para nos engajarmos neste trabalho. Um ritual não precisa ser extravagante. Em sua forma mais básica, um ritual é uma ação repetitiva realizada para atingir um objetivo específico. Minha xícara de café da manhã é um pequeno ritual que me ajuda a começar meu dia. Sem ele, acho difícil me concentrar e acordar completamente. Parte disso se deve à falta de cafeína, mas principalmente à interrupção do meu hábito (que é construído sobre uma coleção de rituais).

Algumas pessoas distinguem ‘alta’ magia e ‘baixa’ pelo grau de ritual exigido. A ‘alta’ magia é frequentemente descrita como extremamente ritualística em sua orientação, enquanto a ‘baixa’ tem requisitos rituais muito mínimos. A magia ritual ‘alta’ da bruxaria moderna deve muito de sua estrutura aos magos cerimoniais do século XIX. O uso de um círculo ritual para ‘conter’ a energia mágica não se tornou uma prática comumente aceita até o renascimento vitoriano e o romantismo das práticas pagãs de seus ancestrais.

Antes disso, tais práticas eram restritas a magos cerimoniais e aqueles que tentariam se envolver em demonolatria . É a fusão de demonolatria , magia cerimonial e as práticas que eram conhecidas como magia ‘baixa’ mais tarde que foram derramadas no Malleus Maleficarum que lançaram as bases do que se desenvolveu no que reconhecemos hoje como sistemas mágicos codificados. Antes do período comumente conhecido como “Tempos das Figueiras”, o registro escrito da prática mágica era pouco frequente e predominantemente limitado ao que foi preservado da antiguidade.

Com o aumento do interesse pelos sistemas ocultistas e pagãos do passado, um formato de ritual grosseiro tornou-se padronizado. Alguma variante desse formato ritual tem sido praticada na maioria dos sistemas pagãos modernos que são empregados na sociedade ocidental, com exceção de algumas áreas específicas. Após exame, este formato ritual ‘básico’ pode ser encontrado para se assemelhar ao formato ritual da missa católica. Não acredito que isso seja uma coincidência. De fato, a missa católica é um dos rituais mais antigos que sobrevivem na sociedade ocidental.

continua na parte 2


O DEBATE CONTINUA NO GRUPO DO WHATSAPP E NO DISCORD

GOSTOU DESSE CONTEÚDO? QUER VER MAIS SOBRE ISSO OU SOBRE UM ASSUNTO DE SUA ESCOLHA? SEJA UM APOIADOR DO PORTAL E VEJA AS VANTAGENS, CLIQUE NO LINK PARA SABER MAIS

VOCÊ TAMBÉM PODE APLAUDIR ESSA MATÉRIA FAZENDO UM PIX PARA: IMPERIUMFORTUNA@GMAIL.COM