IMPERIUM FORTUNA

Traçando o círculo...

Registar

ADMINISTRAÇÃO - Filosofia - FILÓSOFOS OCULTISTAS - 01/06/2021

Dicotomia entre o bem e o mal

Falar sobre esse assunto é sempre complexo pois existem tantas variáveis que é praticamente impossível ter apenas uma única resposta. Adversas correntes filosóficas conflitam entre si neste questionamento: afinal o que seria o bem e o mal?

Um dos maiores filósofos da história ocidental, Augustinho de Hipona, diz em seu livro VII das Confissões que “o mal é a ausência do bem” e que “a moral em desconstrução desordena do coração e é raiz da perversidade do espírito”. O bispo esclarece que ninguém nasce mau e que seria a própria mortalidade do corpo que induziria o indivíduo a cometer o mal como uma forma de “vantagem”.

Para simplificar o seu entendimento imagine uma balança aonde de um lado há um prato com a medida da “retribuição” e do outro lado há um prato com a medida do “castigo”. A balança sempre irá pender para o ato que for mais praticado porém não anulará a existência do outro prato, da medida da menor prática. Essa é o conceito do livre-arbítrio.

Agora, trazendo para nosso escopo ocultista, nos cabe diferenciar o ” bem e mal físico” do “bem e mal moral” pois, como temos a possibilidade de moldar a realidade física e espiritual de acordo com a nossa vontade, tudo isso tem um grande peso. De acordo com a sua fé esse entendimento lhe trará conquistas ou fracassos.

Esse entendimento do bem e do mal está diretamente vinculado à mão esquerda ou à mão direita, que por sua vez são os alicerces de quase todos os Patheons ou Egrégoras de credo de sua fé.

E então o que é bem e o que é o mal para você?

Leia também

Relacionados

ADMINISTRAÇÃO - COMUNIDADE - ORIGINAL 2020 - 15/07/2021

A fé e a falta

Olá, sejam bem vindos! Eu sou a Delirium da Occulta Umbra e estamos aqui pra tratar de um tema extremamente necessário, abusos no meio ocultista. Não é de hoje que nos deparamos com histórias sobre mulheres que, de…

Leia mais...

ADMINISTRAÇÃO - 08/07/2021

Apresentação das casas!

Nesse podcast Gigim, Delirium e Lux explicam a essência de cada casa, mostrando o que Tenebris Actus, Occulta Umbra e Angelus Rex tem para oferecer aos seus membros. Post Views: 97

Leia mais...

Filosofia - MAGIA NATURAL - WICCA - 19/06/2021

O Glamour e a influência psicossomática

Essa semana a casa Occulta Tenebris está abordando o assunto da Magia de Glamour e aconselho que você leia várias matérias a respeito desse assunto até porque vai precisar disso para entender esse tema com clareza.…

Leia mais...

ADMINISTRAÇÃO - DEMONOLOGIA - ENOQUIANO - 07/02/2021

Porque Lúcifer e Arcanjo Miguel travaram uma batalha pelo corpo de Moisés

9 Contudo, nem mesmo o Arcanjo Miguel, quando estava disputando com o Diabo acerca do corpo de Moisés, ousou fazer acusação injuriosa contra ele, mas disse: “O Senhor o repreenda!” – Judas 1:9 Esta…

Leia mais...

0 Ações