Nada melhor que falar de coisa séria depois de uma pausa nesse calor infernal do RJ não é? Bem voltamos agora com o 4º espírito citado por Salomão, Samigina, esse que não é tão pop e que muitos aqui devem estar se perguntando “quem é esse cara?”, eu mesmo nunca dei muita atenção pra ele apesar de aprofundando as pesquisas encontrei uns pontos interessantes a serem elucidados, então vamos lá.

Quem é?

Marquês Abril 21-30 1º a 10º dia de touro cindo de discos ou “five of discs” Lua Prata

mantra: Esta ta et tasa Gamigin

Observações

Bom antes de começar a falar dele quero citar a linha anterior, onde colocamos o dia do ano que ele rege a carta, o astro e o metal… tivemos divergências em citar isso, em alguns pontos encontrei seu metal como Ouro, sua carta como “três de barras” e o astro como sol, o que inclusive não combina com um simples marquês, então preferi postar a versão da goetia ilustrada do Crowley pois me pareceu encaixar melhor, continuando.

ele manda no que?

Samigina ou Gamigin, Gamygin, Gamigm, é o quarto espírito citado por Salomão nas clavículas, ele é um marquês que governa 30 legiões de espíritos e provavelmente governa o purgatório ou habita o mesmo pois em todas as descrições ele tem ligação com as almas dos que pecaram ou a alma dos esquecidos, as quais normalmente seriam tidas como habitantes do purgatório.

O que ele faz?

No geral parece ser um espírito tranquilo, suas dádivas são: invocar almas esquecidas para que respondam a questionamentos, pode responder a qualquer questionamento e por fim ensina as artes liberais.

O pulo do gato

Podíamos dizer, pouca porcaria, se fôssemos comparar com outros espíritos mas o que realmente se faz necessário é analisar esses dons mais de perto pois a quantidade de traduções loucas que encontrei deixam qualquer um em parafuso, começando com a primeira dádiva… em alguns cantos encontrei que ele poderia fazer algo como tomar conta das almas dos pecadores ou dos que morreram em agonia, ou seja, reforçaria bastante a teoria de que ele governa ou tem alguma importância no purgatório e serviria como auxilio àqueles que não tiveram uma boa passagem para o outro mundo, como exemplo vi citações sobre pessoas que morreram por afogamento, o que é bem desconfortável para alguém ter que superar sozinho. Mas até ai beleza ele poderia ser evocado para que fosse uma espécie de babá para seu ente querido que morreu de forma escrota, isso realmente seria útil principalmente em tempos passados onde se acreditava em sofrimento e agonia após a morte, hoje em dia existiriam outros métodos para salvar alguém disso, vide os kardecistas e seu filme “nosso lar” mostrando isso mas talvez Samigina fosse uma alternativa também. Outra questão que também poderia ser interpretada é que ele serviria de ponte para a comunicação com almas que se encontram no purgatório, ou seja, uma espécie de “telefonista espiritual”, onde através de Samigina o invocador poderia entrar em contato com algum habitante daquele plano, o que também foi amplamente usado em tempos passados com familiares e suas indagações “fulano está num lugar melhor, como ele está” e etc.

Percebam que apesar de diferentes as visões sobre os dons estão fortemente ligadas e claro só poderão ser confirmadas com experimentação.

O segundo dom

O segundo dom seria o de poder responder a qualquer pergunta, o qual acredito nem deveria estar nessa lista, se não me engano só o vi sendo citado numa tradução bem fraquinha e que provavelmente unia as orações “obriga a responder qualquer pergunta” com “ele é capaz”, mas ainda assim temos algo a tirar disso pois muitos podem estar se perguntando, se eu consegui achar e evocar Samigina qual dificuldade eu teria em encontrar alguém no purgatório? Eis ai a questão, como você obrigaria a alma ou o que quer que seja a responder a verdade ou impedi-la de ficar calada? a resposta seria Samigina.

O terceiro dom

E por fim o dom cultural que todo espírito da goetia tem, nesse caso ele ensina todas as ciências liberais, não sei exatamente o que isso quer dizer e nem encontrei nenhuma descrição sobre isso ou alguém falando sobre o que conseguiu, na verdade esse dom foi bem marginalizado pois em todas as descrições ele sempre surgia da mesma forma e sem nenhuma explicação específica, ou ninguém se deu ao trabalho de ordenar isso ou simplesmente esse dom é uma furada, afinal não tem ligação com nenhum dos aspectos do espírito em si.

E ele tem cara de que?

Como aparência Samigina nem é dos piores não, ele pode aparecer na forma de um cavalo ou de um burro/asno, sempre citam que é um dos pequenos e não um cavalão de guerra, ou seja prezam pela humildade sempre que falam isso. Ao comando do evocador ele pode assumir uma forma humanoide, o que inclusive não levo muita fé pois encontrei em muitas descrições confusão com Orobas, que é o espírito detentor dessa aparência, porém algumas citações dizem que ele pode aparecer de forma humana, o que seria até mais viável devido a sua ligação com almas do purgatório, ele se apresenta com uma voz rouca e é grande conhecedor de todas as ciências, ou seja pode ser um bom cara pra se bater um papo.

E por fim

E terminamos por aqui a ficha de impressões de Samigina, percebemos que sua posição como marquês é bem merecida, ele não é muito pop, não temos muitos registros históricos do mesmo e seus dons não são dos mais impressionantes, ou seja mais um pra caixa de ferramentas e pra lista de espíritos os quais não é uma ideia tão má evocar.

Expresse sua reação
Like
Love
Haha
Wow
Sad
Angry

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui