E chegamos ao quinto espírito, Marbas. É triste dizer que muito pouco material se encontra sobre ele, inclusive por isso a demora para esse post, mas percebo que vendo as clavículas de salomão como um grimório parece que alguns espíritos foram colocados sem a devida atenção, talvez apenas pra render mais páginas pois muito pouco é falado sobre alguns, e Marbas é um deles.

Vamos à análise

Presidente 1-10 de maio 10º a 20º dia de touro seis de discos Mercúrio mercúrio

Mantra: Renich tasa uberace biasa icar Marbas

Marbas/Barbas é um grande presidente que lidera 36 legiões de espíritos, a maioria das descrições dadas a ele são idênticas mesmo fuçando bastante em mais de 5 fontes a passagem das clavículas de Salomão se repetem praticamente sem nenhuma alteração relevante, por isso é complicado entender o comportamento de tal espírito, ou seja das duas uma, ou pouco se invoca ou quem sabe não pretende dividir com o público.

Marbas é profundamente ligado à lógica e artes mecânicas, isso não falha em nenhuma das descrições porém um documento estranhamente liga ele ao xamanismo, apesar de poder ser desconsiderado, afinal ninguém mais remete isso à ele, achei interessante uma prática tão distinta estar ligada a Marbas quando nenhum outro documento o faz, mas infelizmente acaba por ai a caixinha de surpresas dele, de resto tudo que temos é o que há nas clavículas mesmo, então vamos às características.

Dons

Marbas é capaz de Responder corretamente a qualquer pergunta envolvendo algo escondido, ele cura e causa doenças, pode mudar a aparência de um homem e por fim ele ensina a arte da mecânica. Dons poderosos apesar de desconexos, normalmente encontramos algum tipo de padrão mas com Marbas isso não existe, lógico não diminuindo a importncia ou papel desse espírito, mas infelizmente não podendo ditar se ele é de guerra ou de paz ou uma ferramenta, pois ele faz um pouco de cada, vamos analisar os dons:

Responder corretamente sobre algo escondido, bom, talvez a mais fraquinha das dádivas que ele concede, até porque muitos outros espíritos da goetia o fazem além de várias entidades por ai, por ser um dom simples não tem muito o que se falar dele apenas que é um dom ligado à sabedoria e que somente os mais sábios realmente conseguem tirar proveito de seus resultados, afinal pra perguntar qualquer besteira você pode usar de outros meios mais simples.

Curar e causar qualquer doença, uau, só de ler você já espera que um inimigo não saiba goetia, doença é algo sério e sempre será enquanto formos vivos e esse espírito tem o poder de controlar como elas funcionam, isso o torna um espírito “meio termo” pois pode ser controlado tanto para fins egoístas quanto para fins altruístas criando assim uma dualidade incrível em seus seguidores, muito semelhante a homulu que também apresenta o mesmo quadro de dualidade com doença e cura. Simples ver as utilidades e o poder desse dom principalmente quando seu problema é com pessoas e não com seres incorpóreos.

Mudar a aparência de um homem: não adianta todo espírito tem que ter um dom que faça a nossa cabeça entrar em parafuso, esse é um exemplo deles, um dom que nem aparece em todas as descrições e obviamente não foi explicada em nenhuma, mas por ter reincidência resolvi colocar na análise. Ai pensamos, o que diabos seria na prática mudar a aparência de um homem? Nuns escritos mais velhos eles praticamente diziam que você mudaria como um transmorfo, o que sabemos é baboseira medievalista, mas fica realmente complicado criar uma lógica em cima desse dom, eu como ocultista acredito que ele possa, talvez, mudar a imagem de uma pessoa, talvez algo ligado a status social, ou no mais fantasioso dos casos criar algo como uma máscara de glamour dos wiccas encobrindo a real aparência do evocador, mas sinceramente não tenho como chegar a uma conclusão.

Ensinar a arte da mecânica/lógica: Esse é bem simples, a maioria dos espíritos da goetia estão ligados a algum tipo de ferramenta para o crescimento de uma civilização, mecânica como sabemos é absurdamente importante para vários aspectos e esse espírito seria capaz de inspirar os amantes dessa ciência para que eles conseguissem enxergar além de suas capacidades naturais.

Analisando

Percebam que apesar dos dons serem importantes são relativamente simples de entender (tirando o da mudança de aparência), principalmente para quem já acompanha o programa de demonologia. Agora vamos à aparência do rapaz.

Com o que parece

Marbas quando evocado surge na forma de um maravilhoso leão, porém ao comando do magista ele toma uma forma humana não definida e é só… pois é só isso ninguém nunca deu nenhum maior detalhes sobre isso, o cara me aparece como um leão, um símbolo de realeza, força e etc e ninguém fala mais nada sobre isso, o que reforça a teoria de que não se evoca muito ele ou não se comenta muito. Muito pouco tem-se pra analisar sobre essa aparência, leões apesar de violentos em sua natureza sempre foram admirados pela humanidade logo não podemos concluir se ele é agressivo ou não

Conclusão

Único adendo quanto a sua aparência é que parece que existe alguma ligação com ele e a planta dente-de-leão a qual é bastante utilizada por nós ocultistas.

E prematuramente terminamos a análise de Marbas infelizmente por falta de variedade de material, mas vou continuar caçando por ai, qualquer sugestão será bem vinda.

Expresse sua reação
Like
Love
Haha
Wow
Sad
Angry

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui