IMPERIUM FORTUNA

Conjurando...

IMPERIUM FORTUNA

Fazer Pacto

PETASUM CORVUS - 01/08/2022

Debate sobre mitologia pagã pt-2

Olá queridos, aqui é a Tamara da Petasum Corvus. Trazendo a segunda parte da matéria sobre mitologia por trás das vertentes pagãs?

Nos tempos modernos, o mito do vaqueiro, peão, caubói, chegou até nós das tradições celtas e mitos do ataque ao gado (o Tain Bo Cuailgne). O herói solitário hoje era Cuchulain, o bravo e solitário guerreiro de 2500 anos atrás,enfrentando todas as adversidades. (Curiosamente Cuchulain estava se protegendo contra ladrões de gado).
Outro exemplo de preservação inconsciente de arquétipos míticos é Star Wars. Não estou sugerindo que George Lucas tenha tomado intencionalmente elementos míticos de antigos mitos celtas. Se você perguntasse a ele, tenho quase certeza de que ele diria: “Quem é Lugh ?”

Na história de Lugh Lamfhada, temos uma criança nascida com um destino profético, uma criança nascida da luz e das trevas, do bem e do mal. Lugh, seu pai Cian dos Tuatha De Danann, faz parte de um povo oprimido escravizado pelos malformados Fomororianos. A mãe é Ethniu, Filha de Balor do mau-olhado, rei dos Fomororianos. Quando Lugh cresceu na idade adulta, ele dominou todas as artes e magia, e ele adquiriu a espada mágica, Fragarach de Manannan (Deus do Mar dos Tuatha de Danu), junto com sua lança relâmpago que rugia e nunca falhava em matar quando era lançada. Na batalha de Moytura em 1º de maio (Beltane), Lugh enfrentou seu avô Balor, que é descrito como tendo apenas um olho que os servos usavam um aparato para abrir. O que quer que aquele olho vermelho contemplasse era destruído. Em muitas descrições de Balor, ele é descrito como vivendo em uma torre de vidro na ilha de Tory. Agora considere Star Wars. Luke Skywalker e seu sabre de luz (Lugh e Fragarach), cavaleiros Jedi com poderes mágicos, ou seja, a Força, Darth Vader (Balor) morto por Luke, seu filho. A luta de um povo oprimido, em rebelião contra o império do mal, assim como os Tuatha De Danann se rebelaram contra os Fomorianos.

Outros elementos também são encontrados nos mitos dos Tuatha De Danann. Há Nuada (alguns conectam Nuada com Nodens e Lugh em gaulês possivelmente ligando Nuada, Nodens, Lugh, Lugos a Woden, Odin). Nuada da mão de prata. Ele perdeu a mão na batalha contra os Fomorianos. Dianchet criou uma nova mão de prata para ele. Em Star Wars Luke Skywalker perdeu a mão, que foi substituída por uma mão mecânica. George Lucas tomou esses elementos deliberadamente? Não sabemos, pois não encontramos nenhuma referência que indique isso. Mas é inegável as referências celtas no povo americano, principalmente irlandeses que ajudaram a construir os Estados Unidos.

É interessante que esses mesmos elementos arquetípicos, mesmo à semelhança de Luke e Lugh, tenham se manifestado, eu sugeriria, como apenas mais um caso dos Deuses Antigos se manifestando. (Lugh, Loki, Luke, têm a mesma raiz protoindo-europeia, que significa “brilhante”). O poder do mito, o poder da cultura e da linguagem, é o poder de moldar pensamentos, crenças e ações. Esse é o poder dos Deuses. Os deuses continuam a nos influenciar, a moldar nosso mundo e a nos moldar por meio de mitos.

Os Deuses Antigos estiveram ocupados nos guiando o tempo todo, transformando até mesmo a religião estrangeira do Cristianismo. Os pagãos modernos lamentam a destruição de nosso passado, a perda de nossa identidade, pela tentativa do cristianismo de apagar o passado. No entanto, os Deuses Antigos prevaleceram. Os velhos mitos permaneceram. O verdadeiro poder que moldou a civilização ocidental tem sido, de fato, os Velhos Caminhos.

Olhe para os mitos modernos, super-heróis da Marvel, ou Super-Homem, caubóis, Rambo, etc., então considere a fonte vinda do mito. O cristianismo não substituiu os deuses. Os Deuses estão ativamente transformando o Cristianismo e continuam a fazê-lo. O poder do mito é o poder dos deuses.


O DEBATE CONTINUA NO GRUPO DO WHATSAPP E NO DISCORD

GOSTOU DESSE CONTEÚDO? QUER VER MAIS SOBRE ISSO OU SOBRE UM ASSUNTO DE SUA ESCOLHA? SEJA UM APOIADOR DO PORTAL E VEJA AS VANTAGENS, CLIQUE NO LINK PARA SABER MAIS

VOCÊ TAMBÉM PODE APLAUDIR ESSA MATÉRIA FAZENDO UM PIX PARA: IMPERIUMFORTUNA@GMAIL.COM

ORDO IMPERIUM FORTUNA É um portal de magia, ocultismo e esoterismo, trazendo material das antigas Atos Negros e Soturnas Escrituras, temos a responsabilidade de trazer apenas material de qualidade e real, desbanalizando essa arte tão sagrada.