PETASUM CORVUS - maio 3, 2023

O que é Beltane?

Olá pessoas, aqui é a Tamara da Petasum Corvus. vamos falar sobre o Beltane?

Beltane – festival do fogo para dar as boas-vindas ao verão

O festival celta de Beltane marcava o início do verão. Era tradicionalmente comemorado em 30 de abril e frequentemente em 1º de maio. Era o festival celta do Primeiro de Maio e era observado na Irlanda, Escócia e Ilha de Man, embora muitas variações europeias compartilhassem os mesmos rituais.

No calendário celta tradicional, Beltane era um Dia Trimestral – isto é, estava a meio caminho entre o Equinócio da Primavera (quando a noite e o dia tinham a mesma duração) e o Solstício de Verão (o dia mais longo dando mais horas de luz do dia).

O objetivo do festival era encorajar o crescimento das colheitas durante o verão e proteger o bem mais precioso do povo celta, seu gado.

O principal ritual de Beltane era a construção e o acendimento de fogueiras. Tradicionalmente, duas grandes fogueiras eram acesas e as pessoas caminhavam no meio delas com seu gado, garantindo que a fumaça os envolvesse.

Ogham, a misteriosa língua das árvores

Acreditava-se que a fumaça da fogueira de Beltane tinha qualidades protetoras, tanto de forças naturais quanto sobrenaturais. Em alguns lugares, o gado era levado para montes de fadas e sangrado como oferenda, o sangue era então provado pelos pastores e derramado no chão onde era queimado.

Acreditava-se que os sídhe (povo das fadas) eram muito ativos em torno de Beltane e Samhain. Muitos dos rituais em torno desses festivais foram projetados para manter os sídhe felizes, para que suas travessuras não prejudicassem as pessoas ou seus animais.

Para proteger suas casas, todas as fogueiras seriam apagadas e as brasas das fogueiras de Beltane seriam usadas para reacendê-las. Portas, janelas e celeiros eram decorados com flores amarelas de maio, talvez símbolos da fogueira. Quando os fogos de Beltane diminuíram, as cinzas eram espalhadas sobre as plantações como proteção extra.

continua na parte 2

.