PETASUM CORVUS - julho 29, 2022

É Lughnasadh de novo. Vamos celebrar?

Olá queridos, aqui é a Tamara da Petasum Corvus e hoje vou falar sobre o Lughnasadh, o grande festival da Roda Celta. Antes de começar aquela discussão chata de Roda do Norte ou Roda do Sul, vou esclarecer que a roda celta é única e o resto é adaptação. Se você escolheu celebrar pelo sul e funciona para você, está tudo bem.

O QUE É LUGHNASADH?

Pronunciado LOO-nah-sah, Lughnasadh é um antigo festival gaélico com o nome do deus Lugh. O nome “Lughnasadh” é o irlandês antigo para (aproximadamente) “A celebração de Lugh”.
Também chamado de Lúnasa (irlandês moderno), Lùnastal (gaélico escocês) e Luanistyn (gaélico manx).

Lughnasadh começa ao pôr do sol de 31 de julho e termina na noite de 1º de agosto , estando a meio caminho entre o solstício de verão e o equinócio de outono ; o feriado é um dos quatro festivais sazonais conhecidos do povo gaélico-celta, os outros incluem Beltane , Samhain e Imbolc .

Nota: O feriado é realizado de 31 de janeiro a 1º de fevereiro no Hemisfério Sul!

Quem é Lugh

Lugh tem muitos epítetos, incluindo (mas não limitado a) Lugh Lámfada “do braço longo”, Ildánach  “o Deus Habilidoso” e Macnia “o Jovem Guerreiro”.
Ele é o deus de muitas habilidades, arte e justiça. Embora ele também tivesse um lado trapaceiro.
Lugh também está ligado ao relâmpago e ao sol devido à etimologia de seu nome; Lugh foi sugerido para traduzir como “luz” e um de seus muitos epítetos é “ O Iluminado ”.

HISTÓRIA, TRADIÇÃO E MITOLOGIA

O festival pode ter o nome de Lugh, mas um dos mitos mais populares em torno de Lughnasadh é que Lugh o criou em homenagem à sua mãe adotiva, Tailtiu , que morreu de exaustão depois de preparar os campos para a agricultura.
Jogos competitivos, particularmente os Jogos Tailteann ou Áenach Tailten  (ortografia moderna:  Aonach Tailteann) eram realizados durante esse período.
Festas eram feitas, pois o feriado se originou na lenda como uma festa fúnebre para Tailtiu.
Os poços sagrados eram visitados durante o Lughnasadh, assim como os outros feriados celtas. As pessoas rezavam e ofereciam moedas (ou clooties ) enquanto caminhavam pelo poço no sentido horário.
Como Lugh também é o deus do juramento e da justiça, contratos eram assinados e reuniões diplomáticas realizadas durante Lughnasadh.
Noivados e casamentos também eram realizados em Lughnasadh. Especificamente casamentos experimentais costumavam ser iniciados neste dia, com um período experimental de um ano; após o final do ano poderia terminar ou tornar definitivo o casamento.
As fogueiras poderiam ser acesas, mas não eram necessariamente uma grande parte desse feriado em particular.
Tradicionalmente para Lughnasadh, as pessoas pegavam o primeiro milho da colheita e subiam ao topo de uma colina ou local alto para enterrá-lo como oferenda.
Às vezes, um touro sagrado também era sacrificado, e a carne do touro fazia parte da festa. O touro seria então substituído por um touro novo e mais jovem para o festival do ano seguinte.
As tradições exatas do feriado variam de acordo com a cultura, localização e até mesmo a família de quem o celebra.

Uma Nota sobre Lammas
Muitas vezes confundidos com Lammas , os dois feriados compartilham muitas semelhanças, mas são diferentes em origem e história. Lughnasadh é gaélico e pagão, enquanto Lammas é anglo-saxão e cristão; mesmo que tenham origens ligadas os festivais irlandeses e ingleses têm histórias muito diferentes e devem ser entendidos dentro de seus diferentes contextos culturais.

LUGHNASADH MODERNO

Correspondências

Nota: Quaisquer oferendas históricas ou tradicionais serão marcadas com um (T) . Suas oferecidas não precisam ser históricas para serem válidas, esta é apenas a minha maneira de categorizar!

Divindades

Lugh é obviamente a principal divindade para este feriado historicamente.
Outras divindades que honram as colheitas, a agricultura e afins também poderiam ser celebradas neste dia. Alguns exemplos incluem:
Osíris
Deméter
Ceres
Freyr

Cores

Cores quentes como laranja, amarelo e dourado.
Tons marrons quentes.
Verde terroso

Ervas e plantas

Milho (T)
Trigo (T)
Manjericão
Calêndula
Camomila
Funcho
Erva-cidreira
Manjerona
Alecrim
Sálvia
Girassóis
Tomilho
Aquileia Mil-folhas

Pedras/metais/cristais

Ouro
Citrino
Jaspe
Olho de tigre
Rubi
Hematita

Rituais e feitiços

Feitiços que lidam com justiça e equidade

Criar contratos com espíritos ou divindades

Feitiços que lidam com abundância

Feitiços de prosperidade

Oferendas

Moedas (T)

Milho (T)

Mirtilos (T)

Amoras

Tortas (especificamente tortas de mirtilo ou amoras) (T)

Vinho (T)

Bolo (T)

Atividades

Jogar qualquer coisa (até mesmo videogame)

Jogos atléticos/competitivos

Assar um bolo

Preparar um banquete (T)

Dar um passeio e apreciar a natureza

Pesquisar sobre Lugh, sua mãe adotiva e a história celta

Subir em uma colina e colocar uma oferenda (T)

Montar ou decorar seu altar usando itens da lista acima (ou suas próprias correspondências!)

Estas são apenas sugestões de oferendas, correspondências e atividades que você poderia fazer para Lughnasadh. Se você quiser comemorar de uma forma diferente, certamente pode e deve!


O DEBATE CONTINUA NO GRUPO DO WHATSAPP E NO DISCORD

GOSTOU DESSE CONTEÚDO? QUER VER MAIS SOBRE ISSO OU SOBRE UM ASSUNTO DE SUA ESCOLHA? SEJA UM APOIADOR DO PORTAL E VEJA AS VANTAGENS, CLIQUE NO LINK PARA SABER MAIS

VOCÊ TAMBÉM PODE APLAUDIR ESSA MATÉRIA FAZENDO UM PIX PARA: IMPERIUMFORTUNA@GMAIL.COM