ARS ARCANUM - maio 26, 2022

Análise sobre Ideoplastia pt-1

Eai bruxedo, hoje vou falar sobre um conceito pouco disseminado na comunidade mágika, pouco estudado e praticado porém pode ter boas aplicações para seus rituais, falo da ideoplastia.

Tem esse nome por conta da ação exercida pelo pensamento sobre a matéria astral ou física, modificando a forma estrutural conforme sua vontade.

Caos Magick:

O trabalho com servidores mágikos ta muito ligado com esse assunto, são retratados no livro “Legião” do Robson Pinheiro, como formas pensamentos superiores, criações mentais que são amadurecidas.
No livro “A Magia das Formas Pensamento”, fala sobre a construção dessas formas apartir de matéria astral, que a mesma por ser sutil e flexível, obedece aos estímulos mentais, Dolores retrata o plano astral como uma paisagem branca e sem forma que pode ser moldada com a mente.
Apartir desses conceitos, o servidor toma a forma ideoplasta que condiz com o propósito da qual foi criado, o arquétipo formado gera bastante impacto ao ser levado ao público, que, caso seja aceito pela comunidade pode gerar um aumento na qualidade de manifestação por conta da Egrégora formada.

Segundo o espiritualismo:

No livro “Amor Além da Vida” que inspirou o filme com o Rob Willians, tem uma parte em que o Cris (personagem principal), é aconselhado a visualizar seu corpo adulto forte e saudável no momento da reencarnação para influênciar a formação do feto, vemos ali um forte exemplo de ideoplastia perispiritual e física que também é retratado numa coleção de 7 livros chamado curso de gnose.
O livro é um românce porém o autor da todas as referências e os títulos de livros da qual se inspirou, são na maioria Kardecistas.

Espíritos humbralinos podem tomar formas angelicais para absorver energia dos encarnados, mas seu estado de vibração não muda, por isso a necessidade de certas práticas que ajudam a aflorar e dominar este aspecto de sensitividade.

No Livro Aruanda de Robdon Pinheiro Pag 18-19 é retratado a mudança na forma perispiritual e o porque deste ato:

“Pouco a pouco, seu vestido assumiu aspecto mais simples; então, completamente diferente, assemelhava-se à vestimenta própria das mulheres das senzalas, segundo ocostume de meados do século XVIII”.

“Não basta que os guardiões nos protejam de vibrações mais densas, é preciso que nós mesmos possamos assumir aparência comum aos olhos de nossos irmãos, para não insultá-los com nossa altivez. Precisamos todos compreender que, para falar a linguagem de umbandistas e de outros companheiros que têm afinidade com os cultos afros, é necessário que tomemos conformação compatível com a visão de nossos irmãos”.

Paganismo:

O mesmo Deuses ou força da natureza pode tomar a forma que a cultura local os interpreta mantendo a mesma essência.
Entidades Guias podem assumir a forma da Deusa ou do Deus para intermediar a comunicação com o adepto caso a pessoa tenha dogmas e paradigmas que impeça a ação do Guia espiritual de se manifestar em sua forma original assim como retratado na citação acima.

continua na segunda parte


GOSTOU DESSE CONTEÚDO? QUER VER MAIS SOBRE ISSO OU SOBRE UM ASSUNTO DE SUA ESCOLHA? SEJA UM APOIADOR DO PORTAL E VEJA AS VANTAGENS, CLIQUE NO LINK PARA SABER MAIS

VOCÊ TAMBÉM PODE APLAUDIR ESSA MATÉRIA FAZENDO UM PIX PARA: IMPERIUMFORTUNA@GMAIL.COM