ATOS NEGROS - setembro 6, 2021

A magia caótica está um caos…

Fala galera, eu sou o Gigim e aqui na Atos negros falo um pouco sobre o cenário ocultista web atual e sobre as bizarrices que os membros da IMPERIUM trazem lá no chat, então se ajeita aí e vamos falar de algo caótico

Magia caótica, o que é?

É uma espécie de culto/ordem não tão antiga, deve ser lá pelos anos 70 ou 80 e basicamente juntavam pedaços do material do Crowley cheiradão com algumas coisas mais modernas da Thelema. Nunca foi realmente algo louvável e que fosse levada à sério no meio ocultista, e teoricamente no começo era bem isso que eles queriam, fugir bastante do Dogma e ritualística clássica e old-school da magia naquela época, explicando de forma simples os caositas eram os PUNKS da magia dos anos 70.

Não parece tão ruim

Realmente, olhando dessa forma e tendo alguma experiência com Thelema, Hermetismo e com a fase mais séria do Crowley, facilmente conseguimos imaginar que uma versão mais Light de magia seria interessante, muitas coisas que são tidas como regra nas práticas cerimoniais antigas não tem utilidade alguma e só existem ali por tradição, uma nova roupagem mais prática e acessível desses rituais seria uma vanguarda interessante e para “os velhos” em suas cadeiras sagradas nas ordens isso simbolizava o CAOS. (sacou, caos, caoismo)

Caramba Gigim, agora parece ainda mais legal

Relaxa, meu jovem, lembre-se que estou falando dos anos 70, provavelmente boa parte das pessoas que estão lendo nem estavam vivas naquela época, eu mesmo não estava e tudo que sei são por relatos, filmes, documentos e documentários, e uma coisa é fato as pessoas daquela época eram bem diferentes das que temos hoje em dia, principalmente os jovens.

Então acompanhe a minha linha de raciocínio… Caoismo era o que os jovens dos anos 70 estavam fazendo, e os velhos abominavam, porém pros caoistas aquela era a forma certa de se fazer….

Agora vamos entrar na máquina do tempo…..

O que os jovens de hoje inventam que realmente presta? E que vira moda e que realmente vale a pena guardar para as gerações futuras? Você tem 5 minutos pra responder… contando.

Pois é, meu amigo

Jovens fazem coisas caóticas, é normal, mudar o que já existe faz parte da evolução de qualquer coisa, porém existe a frase “não se conserta o que não tem defeito” e sabemos que ás vezes ela se aplica muito bem em adaptações de rituais e coisas do tipo… Mas onde entram os caoistas atuais nisso?

A internet… sempre a internet

Magia do caos sempre quis ser moderninha, lembro que a uns 10 ou 15 anos atrás existiam caoistas que tentavam encontrar alguma forma de aplicar magia relacionando-a com tecnologia digital, como computadores, internet e até foguetes, não duvido que alguns deles tenha conseguido algo, afinal antes de seguir a linha caoista eles tiveram anos e anos estudando as vertentes tradicionais para então tentar alguma modificação, mas qual é a diferença deles para os caoistas de hj?

Todo mundo é feito de estrela!

É basicamente isso que os jovens pensam hoje, qualquer um pode virar influencer, escritos, ator, cantor, dançarino, cozinheiro, maquiador e o que mais estiver na moda… E sem muito trabalho ou estudo, basta assistir alguns tutoriais e você está pronto pra entrar no Hall da fama da internet, obviamente essa febre do ouro ia acabar afetando alguma linha oculta, e com isso tivemos como a mais afetada o caoismo.

Explica isso aí, Gigim

Caoismo não é tido como Ordem, logo não existe uma unidade ou autoridade que possa te dizer se você está ou não dentro do grupo, não existe teste de admissão, não existe pré-requisito ou qualquer coisa do tipo, você simplesmente é caoista no dia que diz “eu sou caoista”… E de que vale algo que todo mundo pode ter sem esforço? Pois é, isso é ser caoista.

E por que tantas páginas e grupos aparecem dia após dia? Exatamente por isso, se você não sabe nada, não quer estudar, não quer ter trabalho mas ainda assim quer participar de um grupo, CAOISMO, é a galera do fundão da sala de aula, eles apenas estão ali porém não estão se preparando pra nada, apenas para existir.

Meio agressivo isso, hein Gigim?

Sim e não, como citei antes conheci caoistas que tem toneladas de estudos e práticas no currículo porém essa galera não existe mais, o que temos é esse caoismo neo-pop-art que nada mais é que uma viagem de jovens desatarefados sofrendo de delírio coletivo online. (ainda mais no isolamento social)

Bom, vou parar por aqui pra não ficar muito longo por hoje, Hasta!


GOSTOU DESSE CONTEÚDO? QUER VER MAIS SOBRE ISSO OU SOBRE UM ASSUNTO DE SUA ESCOLHA? SEJA UM APOIADOR DO PORTAL E VEJA AS VANTAGENS, CLIQUE NO LINK PARA SABER MAIS