IMPERIUM FORTUNA

PRÁTICAS|WICCA - outubro 14, 2019

Desmistificando a Iniciação na bruxaria. PT-1

A iniciação é um assunto que carrega muita bagagem. Para alguns, possui um senso de mistério, formalidade e a promessa de segredos ocultos. Para outros, pode parecer assustador e fora de alcance, deixando-os incertos da validade de suas práticas e poderes. Para muitas bruxas, a ideia de iniciação parece inatingível, pois muitas bruxas vivem isoladas, não de pessoas ou da sociedade em geral, mas de outras bruxas. Aqueles que vivem fora das áreas urbanas e das grandes cidades podem ter dificuldade em encontrar outras bruxas, grupos muito menos formais com ritos iniciáticos!

E ainda restam muitas perguntas sobre o que é esse processo. O que conta como uma iniciação? Você pode se auto-iniciar? A iniciação é necessária? Que bem faz ser iniciado? Hoje, vamos esclarecer todas essas perguntas e desmistificar o assunto da iniciação.

O que é iniciação?

Uma iniciação é um rito de passagem; é uma cerimônia ou evento que permite um acesso a mais conhecimento, poder, recursos ou elogios. Sem surpresa, no mundo da magia, isso pode significar muitas coisas.

Existem vários tipos de iniciação que ocorrem dentro do contexto da prática mágica. Alguns acontecem formalmente, dentro de grupos, covens ou sociedades secretas, e então há iniciações espirituais ou iniciações que são experimentadas através de eventos espirituais. Os rituais devocionais da equipe também são chamados de iniciações; entraremos nisso um pouco mais tarde.

Iniciações formais em grupos são o que a maioria das pessoas pensa quando pensa em “iniciação”. Você pode imaginar figuras vestidas, procedimentos rituais e passagem cerimonial do conhecimento oculto. A verdade é que essas iniciações formais podem assumir várias formas. Das iniciações multiníveis da Wicca Gardneriana à iniciação única e completa da bruxaria Férica, das iniciações rituais incrivelmente estruturadas de organizações como a Golden Dawn ou OTO às iniciações de forma livre e mais fluidas em nossas vidas cotidianas, como os rituais de maioridade , iniciações são incrivelmente variadas.

O bom desses tipos de iniciações é que é bastante simples obtê-las, pelo menos em teoria. Você encontra e ingressa em um grupo e, em seguida, segue seus procedimentos para atingir níveis mais altos de conhecimento, confiança e, eventualmente, iniciação, conforme estabelecido por esse grupo. Com esse tipo de iniciação, você já fez ou não, não há ambiguidade sobre isso.

A segunda forma de iniciação é menos direta. A iniciação espiritual é muito menos estruturada e pode ser bastante difícil de reconhecer se você não sabe o que está procurando. Essas iniciações são guiadas ou instigadas por espíritos, guias, deuses ou poderes com os quais você está trabalhando para fazer a transição para novos estados de ser e novos estados de prontidão para receber mais conhecimento e poder. O problema desse tipo de iniciação é que você raramente recebe um aviso prévio de que isso acontecerá e talvez nem saiba que isso aconteceu se você não souber os sinais. Eu passei por ambas.

As iniciações espirituais vêm de várias formas, este é apenas um exemplo. Muitos deuses, espíritos e práticas vêm com formas de iniciação espiritual que são completamente independentes de outras pessoas ou organizações. As entidades espirituais decidem quando e como essas iniciações acontecem. Nem todas as iniciações espirituais são espontâneas, existem alguns espíritos ou práticas que podem solicitar que você se submeta voluntariamente à iniciação, e há alguns que você pode instigar por si mesmo. Uma iniciação com a qual você concorda ou instiga é bem diferente de uma auto-iniciação.