A triste história do Tarô de Rider Waite

Olá leitores eu sou a Occulta Umbra e hoje vamos começar um tema que é muito solicitado aqui na IMPERIUM, Tarô. E além das aula e definições que serão postadas também traremos algumas curiosidades, e hoje começaremos com o Tarô de Rider Waite

Mas Tarô não é tudo igual?

Pra quem chegou agora e só conhece Tarô porque vê em filmes e em romances esotéricos, pode ter essa noção de que se a carta é grande, enfeitada, e é usada pra ver o futuro… É Tarô. Porem temos muitos tipos, apesar de muitos carregarem semelhanças, a forma como são utilizados e interpretados são bem diferentes, os mais conhecidos são o Tarô de Marselha, o Tarô de Toth e o Tarô de Rider Waite, e a curiosidade de hoje será sobre ele.

Uma leve origem do Tarô

Acredita-se que o Tarô tenha sua origem em meados do século 15, sendo utilizado pela nobreza como cartas para jogos, não acredito que eles jogavam Truco com Tarô, mas a cena realmente seria engraçada, e isso e uma questão que tem-se que levantar. Muitas pessoas veem algum tipo de divindade no Tarô, mas esquecem que a sua origem é sim como um baralho de jogos, porém como todo nobre, eles queria ter um diferencial no que levavam pra mesa de jogos (lembra aquele nerd que levava dados estilosos pra mesa de RPG?), e por conta disso contratavam artistas para ilustrar suas cartas à mão, tornando-as assim únicas e objeto de inveja da galerinha do clube de Bridge, consigo claramente imaginar aquelas idosas babando de raiva quando uma “amiga” chegava com um Tarô novo, de um artista novo que depois se torna absurdamente influente.

E as coisas não mudaram muito

Nos Tarôs citados aqui não foi diferente, o Tarô de Marselha foi ilustrado baseado nos vitrais da época, logo não podemos definir apenas um autor para as ilustrações já que ele é praticamente o “pai dos tarôs”, o Tarô de Toth foi ilustrado por Frieda Harris, à pedido de Crowley, e o Tarô de Rider Waite foi ilustrado por Pamela Colman Smith, ou como ele simplesmente a chamou… Smith.

E onde está a sujeira?

Aqui temos o problema, A nossa Sra. Smith, ou Pamela Colman Smith, não se encaixa nos padrões raciais da época, sendo filha de uma mulher Jamaicana e um Homem norte-americano, Pamela pode ser considerada negra, ou parda de acordo com os padrões do Brasil, o que sabemos que hoje em dia não seria problema nenhum, mas em 1900 isso poderia ser algo que “mancharia” a divulgação do trabalho, então por conta disso nosso amigo Rider Waite (que satiricamente na pronúncia teria whyte no nome), preferiu direcionar os créditos apenas pra Smith, tonando assim a autora um dos nomes mais genéricos dos EUA.

E quem era Pamela?

Nossa Sra. Smith era com certeza uma mulher muito talentosa, e com uma família abastada, sua mãe logo cedo a colocou em escolas de arte em nova York, onde era um polo artístico muito forte naquela época, depois de um tempo Pamela segue com sua peregrinação artística se unindo a um grupo de artistas itinerantes onde faz apresentações como atriz e trovadora (muitos aqui nem devem saber o que é um trovador), dentre outras funções que ela executava em suas apresentações, recebendo até um bom reconhecimento dentro do meio artístico. Chegou a trabalhar junto com Bram Stoker, sim vocês lembram quem é.

E o tarô?

Então, como citei no começo da matéria, quando era criado um Tarô, fosse ele como forma de arte ou para fins esotéricos, era contratado um artista, e com Rider Wite não foi diferente, encantado com o talento artístico de Pamela, ele a contratou para fazer as 72 artes das cartas de seu Tarô, pois além dela ser uma ótima artista ela tinha um senso cultural muito elevado, sempre se esforçando para manter vivas e conhecidas as suas raízes jamaicanas, e alguns citam que ela também tinha uma sensibilidade para o mundo mágico, ou seja, era a mulher perfeita para o serviço.

Conclusão

Vamos terminando por aqui pois esse e um texto apenas sobre curiosidades do Tarô, se você se interessar mais sobre a história de Pamela Colman Smith, aconselho o livro “Pamela Colman Smith: Tarot Artist: The Pious Pixie”, de onde algumas dessas informações foram retiradas.


O DEBATE CONTINUA NO GRUPO DO WHATSAPP E NO DISCORD

GOSTOU DESSE CONTEÚDO? QUER VER MAIS SOBRE ISSO OU SOBRE UM ASSUNTO DE SUA ESCOLHA? SEJA UM APOIADOR DO PORTAL E VEJA AS VANTAGENS, CLIQUE NO LINK PARA SABER MAIS

VOCÊ TAMBÉM PODE APLAUDIR ESSA MATÉRIA FAZENDO UM PIX PARA: IMPERIUMFORTUNA@GMAIL.COM

O que achou da postagem?
+1
2
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *