Quando a Hermetic Order of the Golden Dawn foi formada no final de 1800, eles estavam ansiosos para incluir material de Dee no seu material dos Graus Superiores. No entanto, eles só estavam cientes de alguns dos diários de John Dee, e portanto, de apenas uma parte deste sistema mágico. Eles supuseram erroneamente que haviam encontrado um esboço para um sistema angelical de magia incompleto, e portanto, aplicaram o que eles já possuíam para o seus sistema ao estilo de uma Loja Mágica Rosacruz. O resultado foi um sistema de Enochiano que parece semelhante, mas de fato é muito diferente do sistema original de Dee. Eu chamei essa recensão do material de Dee de “Neo-Enochiano”.

A Ordem originalmente não sabia sobre o sistema de magia planetária de Dee, nem tiveram acesso ao aspecto mais importante do seu sistema, o Livro do Discurso de Deus. Eles obtiveram o seu sistema de skrying (vidência) em vários locais do mundo e para chamar os anjos das estrelas**. E também possuíam uma série de 48 invocações na língua angelical (muitas vezes intituladas Chamadas ou Chaves), que foram destinadas a acessar os poderes do Livro Celestial, mas não conheciam o verdadeiro propósito das 48 Chamadas (Apelos, ou Chaves).

Ao mesmo tempo, ele era o sistema que Dee usava para chamar os Anjos das Estrelas que formou a espinha dorsal da Magia Enochiana da Golden Dawn. Isso foi obtido a partir de um conjunto de quatro grandes quadrados de palavras (chamados de Torres de Vigia/Atalaias) que continham os nomes de Deus e dezenas de anjos atribuídos aos quatro cantos do universo. No entanto, a Golden Dawn usou um arranjo diferente de
decodificar os nomes dos quatro quadrados, resultando em uma hierarquia muito maior de anjos do que a pretendida por Dee. (A maior parte deste foi delineado em um documento intitulado Livro H, que foi provavelmente escrito por um dos fundadores da Ordem).

A Golden Dawn também interpretou os anjos das Atalaias como criaturas dos quatro elementos: Fogo, Água, Ar e Terra. (Dee nunca associou suas tabelas com os elementos, em vez disso atribuiu os quatro pontos cardeais, listando as funções dos anjos, como na maior parte Alquímica em Natureza). Finalmente, como eles não conheciam o Livro do Discurso de Deus, e o seu sistema mágico, a Golden Dawn assumiu que as Chamadas
deveriam ser usadas para chamar os anjos listados nas Atalaias. Por isso, dividiram as chamadas e aplicaram-nas para os vários grupos de anjos encontrados ao longo dos quadrantes***.

Esse arranjo diferente das torres nos quadrantes, a forma de ler os nomes, e a aplicação dos quatro elementos nas Atalaias, assim como o uso das Chamadas para chamar os Anjos das Torres de Vigia, são o que fazem do sistema Neo-Enochiana da Golden Dawn um sistema completamente diverso do original de Dee. Além disso, a Ordem criou um sistema profundamente complexo para aplicarem suas próprias correspondências a cada
quadrado de cada Torre, assim como seus próprios rituais para trabalhar com os Anjos.

Nos cem anos que se seguiram, a Golden Dawn teve o maior impacto sobre o moderno renascimento do ocultismo, e assim, o seus sistema Neo-Enochiano tornou-se o padrão comum. Cada pedaço desse sistema é exclusivo ao sistema da Golden Dawn, embora muitos estudantes modernos acreditem erroneamente que alguns deles tenham se originado de Dee. Eles não sabem que existe um sistema completo e muito maior de magia enochiana em toda coleção de Diários Esprituais de John Dee. Mesmo aqueles que estão cientes da existência de mais material de John Dee, muitas vezes não compreendem as diferenças fundamentais entre a Magia de Dee e aquilo que mais tarde foi ensinado pela Golden Dawn.

Para o artigo completo: CIH.ORG.BR